A nossa história

E a marca que temos vindo a construir...

" Olá,

      É difícil escrever, de forma sucinta como tudo começou e foi crescendo até hoje… como foi possível um casal de engenheiros (um eng.º mecânico e outra eng.ª de madeiras) com dois filhotes partir para tal aventura!… mas aqui partilho A Nossa História!

Nascemos em 2012, quando eu e o meu marido (engenheiros), dedicados á indústria decidimos mudar as nossas vidas. Residentes num lugar pequeno, rodeado de Floresta e baldios, a 10 km do mar….

Decidimos tirar partido do melhor que a terra poderia oferecer e fazer um bom produto: Amoras Biológicas. Aventuramo-nos em 2012 a plantar os primeiros arbustos, sem conhecer nada do processo ou dos frutos. Durante um ano, andámos á descoberta de como tirar partido da riqueza do ecossistema existente, e produzimos as primeiras bagas de amora em Vagos!  Mesmo tendo procura e vendas, não estávamos satisfeitos com a qualidade da variedade e da baga. Procurando informação e saber… em 2015, apostamos na amora Premium.

Com esta menina amora, obtivemos as bagas mais saborosas, grandes, com shelf life de 15 dias após colheita e disponível desde finais de abril a finais de outubro. Sempre descobrindo e experimentando novas técnicas de agricultura Bio, fomos verificando a boa adaptação do magnífico arbusto… e em 2017 obtivemos a Certificação biológica e GLOBAL G.A.P.

Desde então, que todos os anos temos transformados os baldios que nos rodeiam em campos de bagas de amoras, framboesas, mirtilos, flores, ervas aromáticas…. Até outros novos sabores, ainda por revelar!  😊 Mas, porque nos preocupamos com o que fazemos e porque queremos fazer melhor e…não perdendo a nossa veia de engenho, numa política de o% de desperdício alimentar, em 2018 começaram os primeiros testes para transformar a fruta que não reúne características para o mercado do fresco (a que nós chamamos refugo) num produto com sabor e de qualidade nutritiva – A NOSSA FRUTOCA.

Como sabem, os nossos frutos vermelhos são produzidos nos nossos campos, selecionadas e colhidas manualmente, só 70% é vendida em fresco e os restantes 30% são refugo e não podem, segundo os critérios de qualidade comerciais entrar no mercado do fresco. Desde finais de 2019, que toda a fruta de refugo tem vindo a ser congelada e em 2020 iniciamos o processo de liofilização.

Com este processo, que consiste em desidratar a fruta por sublimação numa máquina de vácuo, conseguimos aproveitar toda a fruta de refugo, obter uma fruta 100% natural (isenta de corantes, conservantes e açúcares adicionados), 100% crocante como pipoca, com todas as propriedades organoléticas da fruta e sabor!

O ideal para um snack ou misturar com iogurte, cereais, bolo, etc.

Esta é uma parte da Nossa História!
Todos os dias descobrimos novas formas de estar na quinta, de fazer e de continuar para conseguir tirar partido do melhor que a Terra nos dá! “

 

 

Patrícia Cordeiro

Produtora biológica

Shopping Cart