Nós e o ambiente
As nossas práticas sustentáveis
“Aqui na quinta todos os dias descobrimos novas formas de estar, de fazer e de continuar para conseguir tirar partido do melhor que a terra nos dá.”
Cultivar as melhores bagas biológicas é uma ciência e uma arte que requer paciência, atenção aos pormenores e trabalho árduo!
O nosso compromisso é produzir frutos vermelhos que o façam feliz e preservar a terra para as gerações futuras.
As nossas práticas sustentáveis
- Uso de energia solar para a captação da água, rega, fertirrega e manutenção do espaço.
- O sistema de rega que usamos é rega gota a gota, para que apenas seja utilizada água que a planta necessita.
- Os fertilizantes utilizados são naturais e homologados para a agricultura biológica e verificado todos os anos pela entidade fiscalizadora e certificadora Naturalfa.
- Entre as linhas das nossas plantas temos prado verde – adubação verde.
- Todos os restos orgânicos provenientes da atividade da cozinha e agrícola, são colocados nos vermicompostores. Neste sítio, as nossas amigas minhocas, vão fazer a decomposição dos resíduos urbanos e vegetais (cascas de batata, ervas… etc) em substrato ( húmus – rico em nutrientes para a agricultura) e em chorume ( líquido proveniente do húmus da minhoca) que por sua vez são utilizados como fertilizantes e substrato nas nossas culturas.
- Durante as práticas culturais os restos provenientes das podas são triturados e incorporados no solo entre as plantas e nos camalhões existentes.
- Todos os anos são aproveitadas as sementes dos cravos da índia e das ervas aromáticas para fazer novas sementeiras e plantar entre as plantas, para que possam proteger as nossas bagas de pragas e insetos predadores assim como promover a existência de outros insetos auxiliares, amigos da nossa cultura, como por exemplo as Joaninhas, abelhas e abelhões.
- Face à fauna e flora existente, na quinta existem polinizadores selvagens – abelhões e abelhas. Nos meses de Fevereiro e Março, chegam sempre novos enxames que ficam nas colmeias existentes e que ao longo do ano vão sendo vigiadas, acompanhadas e cuidadas. Fazendo-se assim novas colmeias e permitindo criar um ecossistema ideal para a pratica de produção biológica de frutos vermelhos.
- Reutilizamos garrafas plásticas de 1,5l para colocar isco, feito na quinta, para servir de captura a insetos prejudiciais às nossas bagas.
Existem muitas outras tarefas e práticas que são desenvolvidas ao longo do ano para que todo o ecossistema seja preservado e perdure. Por isso é que todos os anos somos reconhecidos por entidade certificadora e competente no modo de produção biológica e transformação alimentar, que após a sua avaliação e fiscalização nos atribuem a certificação BIOLÓGICA E GLOBAL G.A.P.